Os eventos internacionais são importantes para consolidar as parcerias existentes, entre os grupos de pesquisa de várias partes do mundo. Favorecem a aproximação de novos grupos, estimulando a construção conjunta de projetos e ampliando as oportunidades de formação e qualificação de profissionais e aumento a capacidade instalada para captação de recursos financeiros. Todas essas atividades em conjunto tem impactos diretos na formação de pessoal e no incremento da pesquisa e inovação, além das contribuições a população em geral. Os eventos internacionais contribuem também para aumentar a produtividade cientifica dos vários grupos e dá maior visibilidade ao Estado no cenário internacional.

Em relação aos benefícios indiretos, podemos salientar a visibilidade do Estado como pólo turístico e atração de pessoas de vários estados brasileiros e países, o que amplia a taxa de ocupação dos hotéis e movimenta a economia local.

O objetivo geral do 1º WORKSHOP EM CIENCIAS DA SAÚDE, um dos primeiros eventos internacionais nessa área no Maranhão, é colocar alunos e pesquisadores em contato com os principais avanços em ciência, tecnologia e inovação em Ciências da Saúde, como forma de estimular à cooperação internacional e a ampliação das interações acadêmicas voltadas a formação de pessoal, para que alunos e professores e pesquisadores sejam multiplicadores de informação e geradores de novos conhecimentos, abordagens e tendências de pesquisa nas áreas de abrangência das Ciências da Saúde.

O evento será aberto ao público geral e à imprensa, com foco em alunos e docentes da pós-graduação e da graduação. Configura-se como um evento internacional, mas com importante e necessária participação nacional, voltado à discussão de questões atuais atinentes a formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de abrangência das Ciências da Saúde. Trata-se de um evento com uma grande importância estratégica, em função da emergência de proporcionar à comunidade científica maranhense a atualização necessária e estimular as reflexões sobre os principais avanços nas pesquisas translacionais, na pesquisa básica e na pesquisa clínica.

Nessa primeira edição o evento proposto visa estimular a troca de experiências e estreitamento das interações técnico-científicas iniciadas com o Centro de Ciências da Saúde (Health Sciences Center) e outros Centros da Universidade Texas A&M – Texas A&M University – TAMU, nos Estados Unidos, a partir da cooperação já iniciada com a missão realizada no último mês de janeiro de 2015, que contou com o fundamental apoio da FAPEMA. Da missão resultaram dois projetos conjuntos submetidos ao edital TAMU/CAPES.

Além da cooperação com pesquisadores da Universidade Texas A&M -TAMU o Workshop visa também aproximar a ciência maranhense do que está sendo produzido por pesquisadores no Instituto Gulbenkian e da Universidade de Lisboa, em Portugal, na área de Imunobiologia, bem como estabelecer parcerias com a Universidade de Montreal no Canadá na área de saúde coletiva e saúde mental. Também será estimulada a aproximação com programas similares existentes nos estados vizinhos do Piauí e do Pará.

Importante ressaltar, que trabalhamos para que o evento tenha periodicidade bi-anual, a partir de então. Vislumbramos assim, novas perspectivas de aprendizagem, atualização e cooperação com a realização do evento em São Luís, nas áreas de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biologia e Saúde Pública e demais áreas de abrangência das Ciências da Saúde.