Os eventos internacionais são importantes para consolidar as parcerias existentes, entre os grupos de pesquisa de várias partes do mundo. Favorecem a aproximação de novos grupos, estimulando a construção conjunta de projetos e ampliando as oportunidades de formação e qualificação de profissionais e aumento a capacidade instalada para captação de recursos financeiros. Todas essas atividades em conjunto tem impactos diretos na formação de pessoal e no incremento da pesquisa e inovação, além das contribuições a população em geral. Os eventos internacionais contribuem também para aumentar a produtividade cientifica dos vários grupos e dá maior visibilidade ao Estado no cenário internacional.

Em relação aos benefícios indiretos, podemos salientar a visibilidade do Estado como pólo turístico e atração de pessoas de vários estados brasileiros e países, o que amplia a taxa de ocupação dos hotéis e movimenta a economia local.

O objetivo geral do 2º WORKSHOP EM CIENCIAS DA SAÚDE – 2º WICS é aumentar a colaboração internacional do programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, permitindo a todos os docentes e discentes um contato intenso com pesquisadores de renome internacional.

Nesta segunda edição, o WICS visa estreitar, ainda mais, os laços com professores da Universidade da Texas A&M e ampliar as interações internacionais, incluindo pesquisadores de diferentes países e instituições da América Latina, oriundos da Argentina, Chile e Uruguai. As atividades previstas permitirão colocar alunos e pesquisadores em contato direto com os principais avanços em ciência, tecnologia e inovação em Ciências da Saúde. O Evento visa aproximar pesquisadores maranhenses dos grandes centros de pesquisa e ainda, aproximar os programas similares de outros estados brasileiros. Além disto, o evento permitirá maior aproximação com pesquisadores, visando estimular a cooperação internacional, ampliar os campos de estágio internacional e as interações acadêmicas, sempre voltadas à formação de pessoal nas áreas de abrangência das Ciências da Saúde.

Written by 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *