O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) ligado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS da UFMA, tem como premissa a integração das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde com abordagem multidisciplinar.

O PPGCS iniciou suas atividades em 1999, apenas com o curso de mestrado, foi um dos precursores de outros programas de pós-graduação na UFMA, como o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Programa pós-graduação e Saúde Materno-Infantil e o Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Foi o segundo Programa de Pós-Graduação criado no âmbito do CCBS, mas o primeiro programa voltado exclusivamente para área de saúde. Na ocasião em que começou a funcionar só existia UFMA o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente.

Desde sua criação o PPGCS já formou cerca de 250 mestres e dessa forma tem contribuído para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para o fortalecimento da ciência e tecnologia no estado do Maranhão. Ressalta-se a formação de profissionais de todas as áreas da saúde que atuam como professores em diversas IES, incluindo UFMA, UEMA e instituições privadas, bem como, funcionários de hospitais públicos e privados, todos capacitados e com o domínio das teorias e ferramentas na área de ciências da saúde

Entre os principais avanços merece também destaque a fixação de pessoal no Estado, resultando na diminuição da migração constante de recursos humanos do Maranhão e estados vizinhos, para outros centros.  Devido à qualificação e a formação critica, e, ainda, com potencial para desenvolver atividades técnico-científicas e de ensino ó PPGCS contribui também com a redução das desigualdades neste campo do conhecimento. Evidencias dessas contribuições podem ser notadas nos dados que apontam que cerca de 80% dos mestres em Ciências da Saúde trabalham com ensino, seja como professores, técnicos, preceptores ou tutores e que os 20% restantes são profissionais com vínculo em instituições de saúde, públicas e privadas.

Em 2012, foi recomendado o curso de doutorado pela CAPES, com a nota 4. Com a aprovação do doutorado, espera-se consolidar o papel do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na geração de conhecimento científico de impacto e formação de recursos humanos qualificados para atuarem na área de Ciências da Saúde.

Muito já foi feito, entretanto para atingir o padrão de excelência são necessários requisitos como internacionalização do programa e cooperação acadêmica, razão pela qual estamos organizando o 1º WORKSHOP INTERNACIONAL EM CIENCIAS DA SAUDE.  O Evento visa aproximar pesquisadores maranhenses dos grandes centros de pesquisa e ainda, aproximar os programas similares dos estados vizinhos, Pará e Piauí.