Os eventos internacionais são importantes para consolidar as parcerias existentes, entre os grupos de pesquisa de várias partes do mundo. Favorecem a aproximação de novos grupos, estimulando a construção conjunta de projetos e ampliando as oportunidades de formação e qualificação de profissionais e aumento a capacidade instalada para captação de recursos financeiros. Todas essas atividades em conjunto tem impactos diretos na formação de pessoal e no incremento da pesquisa e inovação, além das contribuições a população em geral. Os eventos internacionais contribuem também para aumentar a produtividade cientifica dos vários grupos e dá maior visibilidade ao Estado no cenário internacional.

Em relação aos benefícios indiretos, podemos salientar a visibilidade do Estado como pólo turístico e atração de pessoas de vários estados brasileiros e países, o que amplia a taxa de ocupação dos hotéis e movimenta a economia local.

Relevância do Evento:

O 2º WICS, configura-se como evento internacional, pelo seu objetivo geral que é promover maior interação entre pesquisadores maranhenses e pesquisadores de renome internacional em Ciências Biológicas e da Saúde. Entretanto, o 2º WICS busca também a importante e necessária participação nacional, na discussão de questões atuais e na formação de recursos humanos altamente qualificados. Por isso, o evento tem uma grande importância estratégica, em função da emergência em proporcionar à comunidade científica maranhense a atualização necessária e por estimular as reflexões sobre os principais avanços nas pesquisas translacionais, nas pesquisas básicas e clínicas. Visa também ampliar o leque de ações e assim contribuir na consolidação das principais ações do emergente Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia em Biotecnologia.

Em relação aos benefícios indiretos, podemos salientar a visibilidade do Estado como polo turístico e atração de pessoas de vários estados brasileiros e países, o que amplia a taxa de ocupação dos hotéis e movimenta a economia local. Vislumbramos assim, novas perspectivas de aprendizagem, atualização e cooperação com a realização do evento em São Luís, nas áreas de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biologia e Saúde Pública e demais áreas de abrangência das Ciências da Saúde.